Notícia
O significado da Páscoa na escola: aprendendo sobre partilha e renovação


Para escrevermos sobre algo tão profundo é importante nos apropriarmos da história e contá-la de forma veridica com fontes das informações.
Pensando sobre o tema Páscoa, me veio logo uma pergunta. O que é Páscoa?
Então, fui buscar as informações nos textos bíblicos que esclarecem os fatos ocorridos ao longo dos tempos, e trago um pequeno panorama do que é necessário sabermos sobre o tema.
Sabemos que a Páscoa é uma comemoração, celebração, uma festa, que ocorre todos os anos, entre os judeus e os cristãos. Esta festa anual, nos lembra do sacrifício e ressurreição de Jesus Cristo, sacrifício que pagou nossos pecados e ressurreição que venceu em nosso lugar, a morte (Jo. 18-19). Mas como a Páscoa se originou, como ela nasceu, com qual intuito, para que passou a ser realizada, e porque tem de ser comemorada?
A Páscoa tem origem na tradição do povo Hebreu, depois o povo Israelita, e então, povo judeu. Foi instituída por ordem de Deus, na noite em que Seu Espírito passou pelas casas do Egito, e consistiu na reunião das famílias para realizar uma refeição, com carne de cordeiro sacrificado e assado, pães assados sem fermento e ervas amargas, o sangue desse cordeiro sacrificado foi passado na parte superior das portas para identificar as casas dos Hebreus, das casas dos egípcios, enquanto O Espírito de Deus passava sobre essas casas (Ex. 12).
Essa ação, foi chamada por Deus de memorial (Ex. 12.14) da Páscoa Dele(Ex. 12.11), e ordenada a ser celebrada todos os anos. A primeira Páscoa comemorada como memorial em obediência a Deus, foi na noite da libertação do povo Hebreu que fora escravo no Egito, após concluírem a passagem pelo Mar Vermelho.
A palavra Páscoa – Pesah - passagem (na transliteração da língua hebraica para a língua portuguesa) aparece na Torá - Bíblia Hebraica ou no Pentateuco do Antigo Testamento, no capítulo 12, verso 11, do livro do Êxodo, e se repete 51 vezes (48 vezes no Antigo Testamento, e 03 vezes no Novo Testamento) e, seu significado original é, “passagem”, então, a Páscoa de Deus celebra a passagem do Espírito de Deus pelo Egito, e a passagem do povo Hebreu pelo Mar Vermelho na libertação da escravidão no Egito. Informação de quem gosta muito de história!!!!
Portanto, a razão de Deus instituir uma comemoração chamada Páscoa, teve o intuito do povo Hebreu celebrar as passagens que libertaram esse povo da escravidão no Egito como forma de agradecer a Deus, louvá-lo e adorá-lo pela graça recebida, e que deveria ser comemorada.
Hoje, milhares de anos após a instituição da Páscoa por Deus, os cristãos e judeus seguem a comemorá-la apesar de alguns contextos terem mudado, os cristãos celebram essa libertação através de “outro Cordeiro”, perfeito, sem mácula, puro, também sacrificado (Is. 53.07, Jr. 11.19a, Jo. 01.29 e 36), que com Seu sangue puro venceu a morte, esse Cordeiro é Jesus Cristo (Ap. 05.12).
Da mesma forma que Deus libertou Seu povo no Egito, também libertou Seu povo do pecado, e essa passagem da morte pelo pecado, para a vida, através do sacrifício de Jesus Cristo como Cordeiro de Deus (Jo. 01.29), é a razão pela qual devemos celebrar a Páscoa hoje, ou seja, a celebração da Páscoa é o memorial do que Jesus Cristo realizou por nós, através de Sua própria vida: entregou-se voluntariamente (Hb. 10) pelos nossos pecados, como Cordeiro sacrificado, e a todos os que n’Ele crerem, concedeu que alcancem vida eterna (Jo. 03.15-18).
Diante da história real, chegamos à escola, espaço onde tanto conhecimento é compartilhado. Lugar de trocas diárias, vivências e oportunidades.
Muitos valores são fortalecidos na escola, quantas partilhas...descobertas e aprendizado existe nesse ambiente!!!
Aqui, é tempo de Páscoa, uma oportunidade para refletirmos sobre o amor e a esperança. Partilharmos com amigos e lembrarmos do sacrifício de Jesus Cristo. Tirando todas as distrações do mundo moderno e cheio de recursos que confundem e distorcem a realidade.
É tempo de verdade, de renascimento e salvação, e tudo isso encontramos em Jesus!!! Nesse espaço de transformação, na “Escola”, somos convidados a caminharmos juntos, seguindo o mapa, o caminho, Jesus, e nesse trajeto construirmos a paz, relações de respeito, de perdão e de amizade. Podemos acessar a fonte da vida, Jesus, e com Ele vivermos um novo começo. Que possamos celebrar esta data com muita alegria, junto daqueles que amamos!!!

  

Faça parte da família Colégio Renascer Sorocaba, a qualidade de ensino e valores éticos estão presentes em todos os níveis de ensino.