A adolescência é um período marcado por transformações físicas, emocionais e sociais. É certo de que os hormônios se modificam nessa fase, mas o que os adolescentes realmente experimentam é o resultado de alterações no desenvolvimento do cérebro.
Durante o período dos doze aos vinte e quatro anos, o sujeito passa por um processo de reestruturação interna que envolve uma nova construção de identidade, ocorrendo nesta, os questionamentos dos princípios anteriores doados pela família, e que pode ser um grande desafio tanto para eles, como para os adultos presentes.
É muito importante que a família esteja preparada para as mudanças e desempenhem um papel de apoio, orientação dos adolescentes nesses desafios, e que sejam bons modelos de identificação. Pois entendemos que a pressão para se ajustar às expectativas dos familiares e da sociedade, pode intensificar o sentimento de incerteza desse adolescente.
Uma pesquisa de Saúde Pública da Universidade de Harvard, ressalta alguns princípios básicos de atuação da família na educação dos adolescentes. São esses: → dar amor e solidificar o vínculo afetivo; amor e limites precisam vir juntos para que sejam eficazes. Limites bem colocados significam proteção e orientação, e não punição ou demonstração de poder. → monitorar e observar; saber onde e com quem está e a que horas retorna não é controle, é cuidado, numa etapa de vida em que ainda está se formando a capacidade de autoproteção. Acompanhar o desempenho escolar e a responsabilidade com as tarefas é igualmente importante. → atuar como modelo e consultor, promovendo e protegendo; os pais não são perfeitos, mas é reconfortante quando mostram empenho em se tornar pessoas melhores e estão disponíveis para ouvir os sonhos e os planos de construção do futuro dos filhos, ajudando-os a buscar informações que lhes permitam encontrar bons caminhos de vida.
O apoio do colégio também é crucial na formação da identidade dos adolescentes, já que é um ambiente que promove segurança para que os adolescentes possam expressar suas dúvidas. Sabemos que é na escola que eles ampliam as suas relações sociais, exploram novos interesses e competências, e é desafiado a lidar com diferentes pontos de vista. O apoio da equipe escolar e a convivência com os amigos, podem auxiliar para que formem uma identidade mais equilibrada e se percebam dentro de um contexto social mais amplo, contribuindo assim, para que desenvolva a capacidade de lidar com as diferenças e se posicione em relação ao mundo e ao outro.
Viviani Ribeiro - Psicóloga Escolar