A importância da Educação Infantil na vida das nossas crianças.

Vamos refletir um pouco sobre a importância da educação infantil na vida das nossas crianças.

É na primeira infância que a criança adquire capacidades indispensáveis para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a vida adulta.
A educação Infantil, tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança considerando os aspectos físico, cognitivo e socioemocional. Esta etapa é essencial para a formação da criança, pois fora do núcleo familiar ela faz seus primeiros experimentos e cria suas próprias hipóteses do mundo.

Os estímulos motores, afetivos e sociais nesses primeiros anos escolares permitem que a criança torne-se mais independente e autônoma, o que pode ajudá-la na criticidade e na criatividade.

Aqui no Colégio Renascer a criança brinca, ri e se diverte a todo momento, e acredite, isso é ótimo! Mas tem muito mais envolvido nesse processo. Apesar das brincadeiras parecerem despretensiosas, elas são fundamentais e trazem muitas lições para os pequenos. A criança brinca de massinha, mas a massinha vai desenvolver a coordenação motora fina para que ela, no futuro, possa segurar um lápis, rasgar um papel e realizar muitas outras atividades manuais. A criança brinca de Faz de Conta, ouve histórias, brinca com bonecas, carrinhos e veste fantasias, são essas vivências que irão possibilitar o desenvolvimento de habilidades como criatividade, sequência de raciocínio, coerência e coesão, necessárias para futuras produções textuais. Esse é o período que a criança vai explorar um leque de possibilidades

Portanto, não necessariamente o desenvolver se baseia somente em apostilas e deveres, na verdade, a criança deve brincar e se relacionar. Já existem vários estudos que comprovam que alunos que desfrutaram de uma boa educação infantil, tem um desempenho melhor no ensino fundamental e menos necessidade de reforço escolar. Cientistas de Harvard (EUA) também indicaram que, quanto mais as crianças se desenvolvem durante esse período, mais chances terão de ganharem bons salários e chegarem à faculdade.

Pular a Educação Infantil, além de ferir nossa legislação, que obriga crianças a partir de 3 anos a estarem matriculadas numa escolar regular,  poderá trazer prejuízos para toda a vida acadêmica da criança, bem como em seu desenvolvimento global, pois o brincar conduz a criança para descobertas de si mesma e do outro. É brincando que a criança vai descobrindo novos mundos.

Quando a criança sai de casa, ela é filha. Ao passar pelo portão da escola, vira aluna, ganha um novo status. Ela precisa dividir, compartilhar, percebe que o brinquedo da escola não pertence a ela e que o colega tem direito de usar também eles aprendem a lidar com a espera, a frustação, a noção de espaço e tempo, o respeito mútuo, a autoridade do professor e tolerância. Ou seja, a escola aumenta a convivência social, tanto com outras crianças, como com os adultos, isso ajuda na percepção de que existe o “eu”, o “outro” e “nós.

Vários são os relatos dos pais que conseguem notar facilmente os ganhos cognitivos e psicomotores das crianças, entre eles, o desenvolvimento da linguagem e da motricidade fina.

Você sabia que no Brasil as crianças devem ser matriculadas na educação infantil a partir dos quatro anos de idade. Por isso te faço um convite venha conhecer o Colégio Renascer e juntos família e escola faremos grandes conquistas.

Por Andrea Vasconcelos, coordenadora pedagógica da educação infantil do Colégio Renascer.